sábado, 22 de outubro de 2011

     É pensando assim que acredito que o ensinar é uma eterna busca, de melhoramentos, de qualidade e principalmente da troca de sentimentos, quando o resultado de nossos esforços começam a aparecer! 
     Com este blog, pretendo compartilhar um pouco da minha experiência, trabalhos e projetos que tenho desenvolvido e que trouxeram imensa satisfação e alegria para mim.
     O tema escolhido," puxando as letras", foi devido a necessidade que encontrei de atrair a participação dos educandos no processo de linguagem, leitura, escrita , a partir daí, procuro trabalhar em projetos na qual eles se reconheçam como protagonistas, pesquisando, selecionando textos e finalmente: apresentando todo tipo de pesquisa, que trabalhará a oralidade, expressão corporal, desenvoltura e autonomia desse aluno nos desafios propostos.

Tema: Reduzir, Reciclar e Reutilizar são as palavras da hora

Justificativa:
     Este projeto se justifica por buscar a compreensão, conhecimento e interação dos educandos, através da pesquisa, envolvendo a educação e a proposta de preservação da natureza.

Objetivo Geral e Específico:
     Resgatar o interesse do aluno, através da pesquisa e investigação, desenvolvendo a percepção da realidade ambiental de sua cidade, estimulando uma relação de ensino aprendizagem na educação ambiental.

Resumo:
     Este projeto aborda uma pesquisa sobre o tema reciclagem, para a realização desse projeto, foram elaboradas estudos e levantamentos de dados, até a conclusão do trabalho na cooperativa de reciclagem do lixo, onde os alunos do 5º ano, do ensino fundamental, da Escola Municipal de Ensino Básico Lauro Ribeiro, no dia 14 de julho de 2011, foram conhecer a realidade do tema abordado, investigando como se dá em nossa cidade o processo de reciclagem na cidade de Jaguarão.
     A Cooperativa Aliança de Economia Solidária e Prestadora de Serviço da cidade de Jaguarão (COOADESPS), localizada na Rua Santos Dumont, 96, conta com apoio exclusivo da prefeitura Municipal de Jaguarão para a sua manutenção e convênio.
Considerando o espaço da cooperativa um ambiente enriquecedor em suas diversas formas de aprendizagem, cabe destacar algumas partes do texto extraídas das redações dos alunos, após esse estudo:
     Fomos a uma viagem e conhecemos o depósito de lixo, lá é feito à reciclagem do lixo seco, por exemplo: alumínio, garrafas PT, plástico, esse lixo é apanhado por caminhões e são largados em fábricas pelo Brasil, por exemplo, a garrafa PT pode ser transformada em roupas, a latinha pode se transformar em outras latinhas, em produtos dentro como refrigerantes, esses fardos são transformados, graças a uma máquina chamada prensa.
  
                                         Visita a COOADESPS                                         




                                                    
                                          Apresentando a pesquisa                        

4 comentários:

  1. Oi, Maria Helena
    Parabéns pelo blog. Está lindo!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Helena, são perfeitas tuas palavras, quando dizes que ENSINAR E APRENDER NÃO PODE DAR-SE FORA DA PROCURA, penso que ensinar é um eterno aprendizado que exige atualização, prática e metodologia adequada as necessidades da comunidade. E o teu projeto contempla a realidade, buscando a conscietização dentro do espaço escolar.
    Parabéns

    BJS

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria Helena adorei teu blg, teu projeto como a colega Marcia já falou teu projeto contempla a realidade e assim acaba que concientiza os alunos, e eles mesmo vão se encarregar de passar para sua familia, vizinhos, a importância de separar o lixo, da reciclagem. Parabéns bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria Helena,

    muito boa tua postagem!!

    beijos

    Claudia

    ResponderExcluir